Não é de hoje que comprar casa própria está entre as prioridades de boa parte dos brasileiros – e de todas as idades.
Foi o que comprovou a 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, divulgada em 2024. A pesquisa, realizada pela ANBIMA em parceria com o DataFolha, mostrou que o número de pessoas que investem para adquirir um imóvel cresceu pelo terceiro ano consecutivo, passando de 29% em 2021 para 33% em 2023.
E os mais preocupados com a casa própria são justamente os mais jovens. Segundo o mesmo levantamento, millennials (com idades de 28 a 42 anos) e geração Z (16 a 27 anos) encabeçam o ranking das pretensões imobiliárias entre os investidores.
Mas afinal, será que vale a pena comprar casa própria? Ou é melhor alugar um imóvel e dar outro destino ao dinheiro? Para tomar uma decisão, é preciso avaliar diferentes aspectos, os quais levantamos neste guia. Se você está pensando sobre o assunto, continue a leitura para saber que pontos são esses e a opinião de especialistas a respeito.
O que vale mais a pena: comprar casa própria ou alugar?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois há diversos aspectos a serem considerados na hora de decidir entre comprar ou alugar um imóvel. E esses aspectos envolvem tanto questões individuais objetivas, como situação financeira e momento profissional, quanto subjetivas, como estilo de vida e escolhas para o futuro.
Além disso, outra variável importante a analisar é o cenário econômico. Momentos de juros mais altos podem encarecer demais a compra, se for necessário fazer um financiamento imobiliário. Por outro lado, a inflação em alta acaba tornando o aluguel desvantajoso, pois os contratos normalmente são indexados a índices inflacionários.
Uma resposta
Oi, isto é um comentário.
Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.